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Farroupilha, Rio Grande do Sul, Brazil
Sou filha, mulher, mãe, esposa, professora,amiga, confidente,... Ufa! Sou Neiva Lourdes Camello De Rossi, casada e mãe de Fernando e Júlia. Trabalho na rede municipal de Caxias do Sul, há 18 anos. Nessa caminhada já fui diretora de escola, coordenadora pedagógica, professora de classe de aceleração, trabalhei artes com adolescentes e atualmente trabalho com uma turma de Educação Infantil e com o 4º ano do Ensino Fundamental.

sábado, 11 de julho de 2009

Ser Professor no Contexto Atual



Idéias retiradas do vídeo “ Ser Professor no Contexto Atual”

1° Para ocorrer aprendizagem é necessário ter interação entre o sujeito e o conhecimento, o professor é apenas um mediador. ( Jean Piaget)
2º Não há separação entre Vida e Educação ( Jhon Dewey)
3º A leitura de mundo precede a leitura da palavra ( Paulo Freire)
4º O educador tem que partir daquilo que a criança sabe fazer sozinha, promovendo uma realização mais ampla com a ajuda de alguém mais experiente, que está inserida no seu universo social. (VYGOTSKY)
5º “Os alunos não fazem perguntas e nós (professores) damos as respostas”. Essa inversão é uma revolução no currículo para a formação de professores. ( Phipippe Perrenoud)


Para iniciar destaco a idéia de Jean Piaget : para ocorrer aprendizagem é necessário ter interação entre o sujeito e o conhecimento, o professor é apenas um mediador.Para aprender é necessário a interação com o meio. O professor passa a ser um mediador em uma relação de respeito e cooperação. A tarefa do professor é explorar o envolvimento cognitivo do aluno no desenvolvimento e na busca constante de possíveis soluções para os diversos problemas. Outra idéia que destaco é do pensador John Dewey, ele acredita que as crianças, na escola, precisam atuar mais que ouvir. O papel do professor é de coordenador , orientador e facilitador da aprendizagem. Se preocupou em “ descobrir” como os alunos aprendem.
Na teoria de Paulo Freire destaco a idéia que é necessário, para uma sociedade participativa e atuante, inserir o aluno num ambiente onde ele não esteja para puramente aprender, mas sim, para compartilhar conhecimentos num processo de mútua troca do saber. O mais importante no processo ensino aprendizagem é conduzir o aluno a perceber e ler o mundo que o cerca. FREIRE sugere a utilização de temas geradores que fazem parte da realidade do aluno. A partir da escolha é necessário levar o aluno à análise e reflexão crítica do impacto, desse tema, na vida dele e de sua sociedade.
Na visão de VYGOTSKY não basta somente oferecer interações constantes dos alunos com materiais, informações e meio sociais, isso não garante aprendizagem significativa, deve-se contextualizar as informações de forma a fazer sentido para as necessidades individuais e coletivas. O educador precisa trabalhar com as informações sempre partindo da zona de desenvolvimento proximal do aluno, ou seja, o educador tem que partir daquilo que a criança sabe fazer sozinha, promovendo uma realização mais ampla com a ajuda de alguém mais experiente, assim irá construir os conhecimentos.
E, finalmente o pensador em Educação Phipippe Perrenoud deixa claro que o educador do futuro deve buscar a socialização e a cidadania. O professor deve ser uma pessoa confiável e coerente, com quem o aluno possa conversar , é preciso que trabalhe para organizar uma vida democrática a partir da escola, onde se aprende a tomar decisões conjuntas. O professor deve ser um intelectual, ou seja, um indivíduo que tenha uma relação com o saber e com o debate, precisa refletir e colocar questões que podem mudar a visão de mundo dos alunos.
Para finalizar acredito que as idéias colocadas pelos pensadores citados são essenciais para que nossa prática seja realmente significativa e construtiva na busca de uma sociedade mais participativa, dialógica, conhecedora de seus direitos e deveres. Acredito também que o papel das disciplinas, inclusive de artes, é construir sujeitos mais críticos conhecedores do passado para que possam entender e intervir de forma positiva no presente. Uma das formas para que a aprendizagem seja para Todos (as) é avaliar diariamente nossas ações como educadores pois como diz Phipippe Perrenoud :“Sempre que um aluno não aprende em sala de aula temos matéria para refletir.”

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