Quem sou eu

Minha foto
Farroupilha, Rio Grande do Sul, Brazil
Sou filha, mulher, mãe, esposa, professora,amiga, confidente,... Ufa! Sou Neiva Lourdes Camello De Rossi, casada e mãe de Fernando e Júlia. Trabalho na rede municipal de Caxias do Sul, há 18 anos. Nessa caminhada já fui diretora de escola, coordenadora pedagógica, professora de classe de aceleração, trabalhei artes com adolescentes e atualmente trabalho com uma turma de Educação Infantil e com o 4º ano do Ensino Fundamental.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

REFLEXÃO SOBRE O FILME: ENTRE OS MUROS DA ESCOLA

Entre os Muros da Escola
http://www.youtube.com/watch?v=WHkcfDjbsgM

O filme não é apenas um grande estudo sobre a educação atual, mas também aborda questões da diversidade étnica e cultural. Culturas e tradições diferentes se confrontam, muitas vezes, na sala de aula. No filme, como em muitas realidades, os alunos, de diferentes origens, não se consideram cidadãos franceses e tem grande apego à sua cultura, etnia e terra natal e criticam o francês típico e seus hábitos, também se sentem discriminados. O filme faz análise sobre a educação, a relação entre professor e aluno e como a imigração e a conseqüente diversidade étnica dialogam com o universo escolar.
No filme "Entre os Muros da Escola" o professor François desiste de seguir as cartilhas escolares e questiona a intenção que há por trás das palavras do alunos, fazendo com que eles tentem refletir sobre o verdadeiro sentido de suas manifestaçõe. É em instantes assim que ele se torna um mestre, um educador de verdade, daqueles que iluminam a alma dos seus alunos, ao fornecer a eles, mesmo contra suas vontades, um instrumento, minúsculo que seja, para que eles pensem por si mesmos. É de momentos assim que nós educadores precisamos: parar e refletir sobre o nosso papel social, que homens queremos, que sociedade desejamos e o realmente estamos fazendo, na escola, para mudar uma situação de exclusão, de discriminação. Como educadora proporciono momentos de diálogo para conhecer a realidade, os sentimentos e a forma que meus alunos pensam sobre questões sociais, econômicas, afetivas? O conhecimento sistematizado passa a ter valor e realmente é construído no momento em que faço relações do que aprendo com situações reais. O filme traz questões importantes que precisam ser pensadas e refletidas para que a prática educativa seja significativa.
O poema de Paulo Freire " ESCOLA É ..." também traz uma reflexão sobre nosso papel enquanto educadores:
Escola é sobretudo, gente
Gente que trabalha,
que estuda
Que alegra, se conhece,
se estima...
Importante na escola não é só estudar,
não é só trabalhar,
É também criar laços de amizade,
É criar ambiente de camaradagem,
É conviver,
É se “amarrar nela”...(Paulo Freire)

Seguidores