Quem sou eu

Minha foto
Farroupilha, Rio Grande do Sul, Brazil
Sou filha, mulher, mãe, esposa, professora,amiga, confidente,... Ufa! Sou Neiva Lourdes Camello De Rossi, casada e mãe de Fernando e Júlia. Trabalho na rede municipal de Caxias do Sul, há 18 anos. Nessa caminhada já fui diretora de escola, coordenadora pedagógica, professora de classe de aceleração, trabalhei artes com adolescentes e atualmente trabalho com uma turma de Educação Infantil e com o 4º ano do Ensino Fundamental.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Leitura de Imagens

Acredito que temos que explorar dferentes habilidades para que nossos alunos sejam capazes de ler e escrever com propriedade. Vejo também que a leitura e escrita precisam ajudar meu aluno a entender o mundo para poder intervir nele com consciência e criticidade. Com esses pensamentos procurei realizar um trabalho com leituras de imagens com minha turma de 4º ano. Iniciei o trabalho distribuindo diferentes imagens. Após cada aluno tinha que expressar de forma oral o que entendeu da mesma e que sentimento estava presente na mesma. Fizemos a relação das imagens ( positivas e negativas) com as cores e com a realidade local. Após classificamos as imagens e organizamos um painel onde os alunos escreveram os sentimentos presentes em cada uma. Fomos então para a produção escrita, cada um escreveu um texto relatando as situações que nos deixam felizes e a que nos deixam tristes. Para finalizar construimos cartazes alertando as pessoas que para sermos felizes precisamos ter atitudes coloridas.
* Partes de alguns textos dos alunos:
" A nossa vida tem dois caminhos: o colorido ou o escuro. O caminho escuro é violento, triste, tem prostituição, medo ameaças,... Para ser feliz precisamos seguir o caminho colorido".
" Todos nós temos que resolver as coisas na conversa, ter mais amizade, amor, cuidado e não se prejudicar. Tudo começa por um e vai afetando aqueles que fazem o bem. Eu pergunto para vocês? Qual o caminho que escolhe? Eu escolho o caminho do bem pois o caminho escuro só leva para o negativo."
" Além de um ato pedagógico a Educação é também um ato político. É por isso que não há pedagogia neutra" Paulo freire






Após esse trabalho cada aluno recebeu um retângulo dividido em 8 partes. Em cada parte estava escrito um sentimento ( raiva, alegria, amor, vingança,...) e foi solicitado para que relacionassem cada um com uma cor, realizando a pintura. Depois cada aluno teve que relatar uma situação que vivenciou e que sentiu um dos sentimentos presentes na atividade. Desenharam como foi a situação vivenciada e após relataram de forma escrita e oral.

Esse trabalho terá continuidade, iremos trabalhar como a mídia explora as cores para chamar a atenção e "manipular" os interesses. Para isso vai ser necessário mais pesquisa de ambas as partes: professor e alunos .

" Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino" Paulo Freire

Seguidores