Quem sou eu

Minha foto
Farroupilha, Rio Grande do Sul, Brazil
Sou filha, mulher, mãe, esposa, professora,amiga, confidente,... Ufa! Sou Neiva Lourdes Camello De Rossi, casada e mãe de Fernando e Júlia. Trabalho na rede municipal de Caxias do Sul, há 18 anos. Nessa caminhada já fui diretora de escola, coordenadora pedagógica, professora de classe de aceleração, trabalhei artes com adolescentes e atualmente trabalho com uma turma de Educação Infantil e com o 4º ano do Ensino Fundamental.

quarta-feira, 31 de março de 2010

PROLG3D_DIÁRIOVIRTUAL

CURSO ARTES VISUAIS


REGESD – PÓLO UCS / CAXIAS DO SUL - RS

DISCIPLINA: Processos e Linguagens Tridimensionais - Carusto Camargo


PRENSAUTO - O OBJETO AUTOBIOGRÁFICO





Iniciei meu trabalho selecionando os objetos que faziam parte do meu “ nicho poiético” entre eles escolhi dois que muito significam para mim. Num primeiro momento optei pela chave do meu carro e após pelo rosário. A chave do meu carro simboliza a liberdade e autonomia necessárias para percorrer os diferentes caminhos da vida. Liberdade de andar, viajar, amar, ... O rosário simboliza que não estou sozinha nos caminhos por onde ando, a força divina me acompanha e me guia .

             Acredito que as pessoas, ao olharem meu trabalho, também vão fazer a leitura da presença do divino, representado pelo rosário, e o próprio pé representando o caminho da vida. Talvez quem olhar para a chave do carro poderá fazer a leitura ligada a questões materiais, mas não foi essa a intenção.

Ao ler a atividade proposta pela disciplina organizei meu nicho poiético com objetos que marcaram as etapas da minha vida: A colcha da casa da minha mãe, quando eu era pequena; as fotos de quando tinha meus 20 anos; meus filhos pequenos; meus filhos já crescidos; minha agenda de compromissos; ... Ao organizar a produção do meu prensauto fiz as escolhas dos objetos relacionando com o nicho poiético: os caminhos da minha vida e neles sempre a presença de Deus.


Esse trabalho certamente pode e deve ser explorado em sala de aula. Vejo que nossos alunos precisam trabalhar mais questões ligadas aos sentimentos, as marcas da vida, ao que realmente é significativo para a sobrevivência e para as relações. Ao realizar esse trabalho percebi o quanto ele mexeu com os meus sentimentos e lembranças. Se faz necessário trabalhar isso com os alunos, fazer a exploração do que sentem, dos objetos significativos para eles, para que valorizem as relações, as emoções e os seus sentimentos, procurando a formação de pessoas mais humanas.

O meu trabalho poderia servir de partida para a realização de diferentes prensautos na sala de aula. Partiria da leitura do meu trabalho ouvindo o que entendem, o que pensam, como relacionam e após colocaria os meus objetivos iniciais na realização do meu trabalho para que pudessem perceber o quanto de sentimento está presente nele. Após a turma teria que fazer o seu prensauto e no final também iriam propor aos colegas e /ou outras turma para que fizessem a leitura de seus trabalhos.


Acredito que meus objetivos iniciais foram atingidos pois consegui passar no meu trabalho o que realmente acredito, o que sinto a respeito da vida. Quem olhar o meu prensauto vai perceber meu caminho é guiado pela força divina e que apesar de tantos riscos, acidentes, violência, estou protegida e não estou sozinha.


Seguidores