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Farroupilha, Rio Grande do Sul, Brazil
Sou filha, mulher, mãe, esposa, professora,amiga, confidente,... Ufa! Sou Neiva Lourdes Camello De Rossi, casada e mãe de Fernando e Júlia. Trabalho na rede municipal de Caxias do Sul, há 18 anos. Nessa caminhada já fui diretora de escola, coordenadora pedagógica, professora de classe de aceleração, trabalhei artes com adolescentes e atualmente trabalho com uma turma de Educação Infantil e com o 4º ano do Ensino Fundamental.

domingo, 15 de maio de 2011

Trabalho da Disciplina PLANEJAMENTO EDUCACIONAL EM ARTES VISUAIS / PORTIFÓLIO


1. Arte é um importante trabalho educativo, pois procura, através das tendências individuais, encaminhar a formação do gosto, estimula a inteligência e contribui para a formação da personalidade do indivíduo, sem ter como preocupação única e mais importante à formação de artistas.
     No seu trabalho criador, o indivíduo utiliza e aperfeiçoa processos que desenvolvem a percepção, a imaginação, a observação, o raciocínio, o controle gestual. Capacidade psíquica que influem na aprendizagem. No processo de criação ele pesquisa a própria emoção, liberta-se da tensão, ajusta-se, organiza pensamentos, sentimentos, sensações e forma hábitos de trabalho. Educa-se.

            2.   Outro trabalho realizado na minha escola foi o projeto com o livro ' Formigas' de Elaine Pasquali Cavion. Os alunos exploraram a leitura de imagens, de textos, criaram, fizeram intervenções, dramatizaram,... Expressaram seus sentimentos e visão de mundo através da ARTE:

3. Outro trabalho realizado foi uma situação de aprendizagem utilizando a arte contemporânea:

PROJETO: DEIXO MARCAS POR ONDE PASSO


    • Proposta do projeto: apresentar, para alunos dos anos finais, o Artista joinvilense Luiz Henrique Schwanke, criador da série de pinturas popularmente conhecida como "Linguarudos".
    • Relacionar a obra com nossas atitudes na escola, na comunidade, fazendo relações de nossas ações com a obra.
    • Questionar : o que sentimos ao observar o trabalho? Ela representa uma realidade? Qual a intencionalidade do artista?
    • A obra nos faz refletir sobre as nossas atitudes? De que formas?
    • Propor para que também ' criem' uma obra com a mesma temática
    • Questionar de que outras formas deixamos nossas marcas nos espaços que ocupamos, explorar que nossas palavras, atitudes, gestos,... marcam e constroem a nossa história e das pessoas que nos rodeiam.
    • Ao som da música “ Marcas do que se foi”, propor para que manuseiem argila, deixando suas marcas nas mesmas. No momento em que a música parar terão que pegar outra argila, continuando o trabalho ( abstrato).
    • Após iremos expor os trabalhos, organizando os mesmos para que a exposição seja entendida no sentido de que nossas marcas ficam nos espaços que circulamos. No ambiente em que será exposto os trabalhos colocar o fundo musical “ Marcas do que se foi”.
    • Reflexão sobre o trabalho buscando maior conscientização e mudança de postura, no sentido de termos atitudes positivas, para que as marcas deixadas sejam significativas e construtivas.
* Questionar os alunos sobre as marcas que deixamos no espaço da escola e propor para que criem, modelem e passem a deixar outras marcas,  foi a proposta desenvolvida com uma turma de 8º ano do ensino fundamental:
 

* Oportunizar aos alunos momentos para a visitação e apreciação de exposições e oficinas de arte e música também é ajudá-los no desenvolvimento de habilidades e competências, papel e função também do ensino de arte na atualidade:

Alunos visitando exposição e participando de oficina de música
Essas são aprendizagens significativas...


Vivemos em uma época em que a tecnologia nos apresenta novidades a todo instante: telefones mais modernos, programas de computador com novos recursos, equipamentos eletrônicos sofisticados,... Sem perceber e impulsionados pela evolução tecnológica precisamos buscar novos conhecimentos para usufruir dos recursos disponibilizados.
         Em meio a informações aceleradas que chegam até nós e também aos nossos alunos a prática docente precisa ser repensada. Aulas onde alunos passavam o tempo todo sentados, ouvindo o ' discurso' do professor já não cabem mais nesse século  denominado de  " século do conhecimento".

         Conhecer passou a ser uma exigência social. Mas é preciso ' aprender a ensinar' pois com a evolução tecnológica, com os novos recursos, com crianças e adolescentes mais  ativos, cheios de  informações  o papel do professor é guiar e trilhar o caminho partindo dos conhecimentos que os educandos possuem. O educador já não é o detentor do saber, ele vai intermediar, problematizar, utilizar recursos para promover aprendizagens significativas.
         É preciso  trabalhar para que que o aluno faça relações entre as informações construindo assim  conceitos para que se torne um cidadão capaz de interpretar, analisar, compreender e comunicar  as diferentes informações. É  preciso equipar os alunos com as competências que eles necessitam para se tornarem trabalhadores ativos do século XXI e não analfabetos funcionais que sabem escrever e ler mas que não fazem relações, não resolvem problemas e ainda apresentam sérias dificuldades de trabalhar em grupo. Esse é o grande desafio. Nessa concepção a ARTE assume um papel importante no trabalho docente, deacordo como é enfocada e concebida pode desenvolver o senso crítico, a sensibilidade e contribuir para a formação de sujeitos mais humanos e atuantes.

Fazendo Arte ... Construindo novos conhecimentos...
Clique na imagem e veja algumas propostas de trabalho


4. Observações no ensino de artes visuais em ensino fundamental

1. Identificação do nível de ensino e características gerais da turma:      


Realizei minha observação em uma escola municipal de ensino fundamental, localizada na região urbana de Caxias do Sul. A escola atende atualmente 350 alunos divididos em 14 turmas do 1° ao 9º ano. A aula que observei foi em uma turma deo 8º ano do Ensino Fundamental. Caracterizada por ser agitada, composta por alunos questionadores que nem sempre ' aceitam' as propostas de trabalho oportunizadas.
2. Aspectos relativos à formação e atuação do/a professor/a (sem citar nome):     
  A professora tem especialização em Arte Terapia mas não fez a graduação de Artes. Tem pouco tempo de atuação na área de Arte. Preocupada com o que os alunos "sentem" e expressam procura trabalhar mais a arte ligada com a terapia: misturar cores de tintas ao som de uma música, modelar formas em argila, cimento celular, modelagem com: barro, sucata, ...
3. Caracterização do espaço de trabalho e recursos disponíveis:   
   Cada turma da escola tem na grade curricular dois períodos de artes semanalmente, período de 45'. As aulas são dadas dentro da sala e/ou no pátio da escola, quando o trabalho envolve o uso de outros materiais como gesso, barro,... Nas salas de aula o que tem exposto são os trabalhos dos alunos.
4. Observação da situação de ensino-aprendizagem:
        A escola está trabalhando  com questões ambientais e  como interferimos de  forma negativa ou positiva no ambiente. Todas as disciplinas irão abordar o tema, dentro de suas especificidades. O planejamento de Arte partiu da discussão dos elementos que fazem parte do ambiente que vivem ( rua, casa, escola,...). Após os alunos foram convidados a observar as mensagens presentes nos ambientes da escola: frases escritas nos muros, tela da quadra estragada, nomes registrados nas classes,... A partir disso a turma discutiu sobre as marcas deixadas no ambiente escolar. A professora questionou se também deixamos e marcamos as pessoas e de que formas. No laboratório de informática os alunos fizeram um paralelo entre as mensagens presentes no ambiente( usando fotos tiradas durante a observação) e as mensagens que gostaríamos de ver ( usaram o programa paint). Dando continuidade ao trabalho a professora trabalhou com o material " concreto celular"   onde deixaram marcas, representando que tudo o que fazemos  modifica o ambiente,seja internamente ou externamente.
             As aulas observadas foram planejadas de forma interdisciplinar e acredito que houve a construção de conhecimentos pois cada disciplina estava trabalhando a mesma temática. Sabemos que a construção de conceitos se dá  através de uma rede de informações e nesse planejamento a  proposta de arte trabalhou com o conceito de ambiente sem fugir de suas especificidades, trabalhou a sensibilidade, oportunizou a criação 'marcas' em material  diferenciado e levou os alunos a refletirem suas ações, buscando maior conscientização.


5. Dando continuidade ao trabalho, a turma saiu pelas ruas do bairro observando a paisagem local, o que tinha de natural e o que tinha sido modificado pela ação humana. Já na sala de aula foi oportunizado discussões orais para os alunos colocarem as diferentes leituras que fizeram. Após, no Laboratório de Informática a turma representou a conclusão de suas leituras e também, utilizando papel colorido, organizaram painel coletivo representando as paisagens observadas no entorno da escola. 
Partindo dessa atividade foi possível trabalhar questões relacionadas a área de ciências e geografia pois, segundo Paulo Freire “Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.”


"A educação é o processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana, com todos os
seus poderes funcionando com harmonia e completa, em relação à natureza e à sociedade. Além do mais, era o mesmo processo pelo qual a humanidade, como um todo, se elevando do plano animal e continuaria a se desenvolver até sua condição atual. Implica tanto a evolução individual quanto a universal".
Friedrich Froebel

6. PLANO DE AULA: PECADOS
Objetivo Geral: Apreciar, contextualizar e produzir através da arte uma forma de expressar o conceito de pecado segundo a interpretação individual de cada aluno trabalhando com pré conceitos presentes na sociedade.
Objetivos Específicos: 
* Discutir o que é pecado e buscar, nas aulas de português, o conceito da palavra;
* Conhecer, através de uma pesquisa na escola e comunidade, o que as pessoas entendem por ' Pecados' ;
* Registrar de forma escrita e com recortes de revistas o resultado da pesquisa feita sobre o tema;
* Resgatar, através da história, o que era pecado no passado;
* Apreciar a exposição do artista caxiense Pytch sobre  os 07 pecados;
* Trabalhar a leitura estética das obras apresentadas;
* Representar, de forma artística, os pecados da atualidade.
Duração: 6 aulas de 50 minutos
Desenvolvimento: 
Nas aulas de português será oportunizado uma discussão sobre o assunto: PECADO, vendo o entendimento de cada aluno. Após será pesquisado no dicionário o significado da palavra e será feito o registro escrito e ilustrado ( utilizando revistas); 


  • Buscar na comunidade, através de pesquisa, o que entendem e sabem sobre o tema. Discussão na sala de aula e registro das mesmas.
  • Trabalhar com imagens que mostram como o conceito de " Pecado" mudou com o passar do tempo, podendo ser organizado uma linha do tempo ilustrada.Apreciar a exposição do artista caxiense Pytch;
  • Primeiramente ouvir os alunos sobre o que sentiram, como perceberam e o que entenderam da exposição. Após questionar sobre os elementos usados em cada obra, as cores, materiais, o que cada componente expressou. questionar sobre a obra, o que mais chamou a atenção e relacionar com questões atuais, como a gula,  questionando como foi representada: qual o significado da língua colocada em tamanho grande, os dentes,...
  • Apresentar a obra “Sem título” – Muntean/Rosenblum (2004) para que relacionem a um dos pecados e justifiquem o porque, que elementos que fazem com que relacionem a obra a um dos pecados já discutidos.
  • Procurar em revistas imagens de figuras humanas depois criar um outro contexto para a mesma, representando um dos pecados.
  • A turma será organizada em grupos e terão que escolher um pecado ( gula,  luxúria,  preguiça,...) para fazer um quadro " vivo", utilizando diferentes materiais e/ou recursos.

7. TRABALHO REALIZADO COM POESIA VISUAL
      Elaborei uma WebQuest para os alunos iniciarem o trabalho com Poesia Visual no Laboratório de Informática Educativa. Com esse trabalho foi possível brincar com o espaço da folha de papel e com a disposição das palavras. Assim,  expressando e usando, além das palavras, o arranjo visual. Acesse os links e saiba um pouco mais sobre Poesia Visual . 


1º Endereço http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_visual/alvaro_de_sa.htmlmesmas                                                        


          Que tal brincarmos um pouco?

       Vamos construir  imagens utilizando somente letras? Vá para o seguinteendereço:http://robotype.net/ , conheça projetos, brinque, se divirta e crie uma imagem utilizando somente letras.
          Conheça também o endereço http://www.imagechef.com/ic/pt/word_mosaic/   e veja como é bom e divertido trabalhar com Poesia Visual. 
                   Veja o que uma turma de 5º ano criou:






          



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