2. Outro trabalho realizado na minha escola foi o projeto com o livro ' Formigas' de Elaine Pasquali Cavion. Os alunos exploraram a leitura de imagens, de textos, criaram, fizeram intervenções, dramatizaram,... Expressaram seus sentimentos e visão de mundo através da ARTE:
3. Outro trabalho realizado foi uma situação de aprendizagem utilizando a arte contemporânea:
PROJETO: DEIXO MARCAS POR ONDE PASSO
- Proposta do projeto: apresentar, para alunos dos anos finais, o Artista joinvilense Luiz Henrique Schwanke, criador da série de pinturas popularmente conhecida como "Linguarudos".
- Relacionar a obra com nossas atitudes na escola, na comunidade, fazendo relações de nossas ações com a obra.
- Questionar : o que sentimos ao observar o trabalho? Ela representa uma realidade? Qual a intencionalidade do artista?
- A obra nos faz refletir sobre as nossas atitudes? De que formas?
- Propor para que também ' criem' uma obra com a mesma temática
- Questionar de que outras formas deixamos nossas marcas nos espaços que ocupamos, explorar que nossas palavras, atitudes, gestos,... marcam e constroem a nossa história e das pessoas que nos rodeiam.
- Ao som da música “ Marcas do que se foi”, propor para que manuseiem argila, deixando suas marcas nas mesmas. No momento em que a música parar terão que pegar outra argila, continuando o trabalho ( abstrato).
- Após iremos expor os trabalhos, organizando os mesmos para que a exposição seja entendida no sentido de que nossas marcas ficam nos espaços que circulamos. No ambiente em que será exposto os trabalhos colocar o fundo musical “ Marcas do que se foi”.
- Reflexão sobre o trabalho buscando maior conscientização e mudança de postura, no sentido de termos atitudes positivas, para que as marcas deixadas sejam significativas e construtivas.
* Questionar os alunos sobre as marcas que deixamos no espaço da escola e propor para que criem, modelem e passem a deixar outras marcas, foi a proposta desenvolvida com uma turma de 8º ano do ensino fundamental:
* Oportunizar aos alunos momentos para a visitação e apreciação de exposições e oficinas de arte e música também é ajudá-los no desenvolvimento de habilidades e competências, papel e função também do ensino de arte na atualidade: Alunos visitando exposição e participando de oficina de músicaEssas são aprendizagens significativas... |
Vivemos em uma época em que a tecnologia nos apresenta novidades a todo instante: telefones mais modernos, programas de computador com novos recursos, equipamentos eletrônicos sofisticados,... Sem perceber e impulsionados pela evolução tecnológica precisamos buscar novos conhecimentos para usufruir dos recursos disponibilizados.
Em meio a informações aceleradas que chegam até nós e também aos nossos alunos a prática docente precisa ser repensada. Aulas onde alunos passavam o tempo todo sentados, ouvindo o ' discurso' do professor já não cabem mais nesse século denominado de " século do conhecimento".
Conhecer passou a ser uma exigência social. Mas é preciso ' aprender a ensinar' pois com a evolução tecnológica, com os novos recursos, com crianças e adolescentes mais ativos, cheios de informações o papel do professor é guiar e trilhar o caminho partindo dos conhecimentos que os educandos possuem. O educador já não é o detentor do saber, ele vai intermediar, problematizar, utilizar recursos para promover aprendizagens significativas.
É preciso trabalhar para que que o aluno faça relações entre as informações construindo assim conceitos para que se torne um cidadão capaz de interpretar, analisar, compreender e comunicar as diferentes informações. É preciso equipar os alunos com as competências que eles necessitam para se tornarem trabalhadores ativos do século XXI e não analfabetos funcionais que sabem escrever e ler mas que não fazem relações, não resolvem problemas e ainda apresentam sérias dificuldades de trabalhar em grupo. Esse é o grande desafio. Nessa concepção a ARTE assume um papel importante no trabalho docente, deacordo como é enfocada e concebida pode desenvolver o senso crítico, a sensibilidade e contribuir para a formação de sujeitos mais humanos e atuantes.
Fazendo Arte ... Construindo novos conhecimentos... Clique na imagem e veja algumas propostas de trabalho |
4. Observações no ensino de artes visuais em ensino fundamental
1. Identificação do nível de ensino e características gerais da turma:
Realizei minha observação em uma escola municipal de ensino fundamental, localizada na região urbana de Caxias do Sul. A escola atende atualmente 350 alunos divididos em 14 turmas do 1° ao 9º ano. A aula que observei foi em uma turma deo 8º ano do Ensino Fundamental. Caracterizada por ser agitada, composta por alunos questionadores que nem sempre ' aceitam' as propostas de trabalho oportunizadas.
Realizei minha observação em uma escola municipal de ensino fundamental, localizada na região urbana de Caxias do Sul. A escola atende atualmente 350 alunos divididos em 14 turmas do 1° ao 9º ano. A aula que observei foi em uma turma deo 8º ano do Ensino Fundamental. Caracterizada por ser agitada, composta por alunos questionadores que nem sempre ' aceitam' as propostas de trabalho oportunizadas.
2. Aspectos relativos à formação e atuação do/a professor/a (sem citar nome):
A professora tem especialização em Arte Terapia mas não fez a graduação de Artes. Tem pouco tempo de atuação na área de Arte. Preocupada com o que os alunos "sentem" e expressam procura trabalhar mais a arte ligada com a terapia: misturar cores de tintas ao som de uma música, modelar formas em argila, cimento celular, modelagem com: barro, sucata, ...
A professora tem especialização em Arte Terapia mas não fez a graduação de Artes. Tem pouco tempo de atuação na área de Arte. Preocupada com o que os alunos "sentem" e expressam procura trabalhar mais a arte ligada com a terapia: misturar cores de tintas ao som de uma música, modelar formas em argila, cimento celular, modelagem com: barro, sucata, ...
3. Caracterização do espaço de trabalho e recursos disponíveis:
Cada turma da escola tem na grade curricular dois períodos de artes semanalmente, período de 45'. As aulas são dadas dentro da sala e/ou no pátio da escola, quando o trabalho envolve o uso de outros materiais como gesso, barro,... Nas salas de aula o que tem exposto são os trabalhos dos alunos.
Cada turma da escola tem na grade curricular dois períodos de artes semanalmente, período de 45'. As aulas são dadas dentro da sala e/ou no pátio da escola, quando o trabalho envolve o uso de outros materiais como gesso, barro,... Nas salas de aula o que tem exposto são os trabalhos dos alunos.
4. Observação da situação de ensino-aprendizagem:
A escola está trabalhando com questões ambientais e como interferimos de forma negativa ou positiva no ambiente. Todas as disciplinas irão abordar o tema, dentro de suas especificidades. O planejamento de Arte partiu da discussão dos elementos que fazem parte do ambiente que vivem ( rua, casa, escola,...). Após os alunos foram convidados a observar as mensagens presentes nos ambientes da escola: frases escritas nos muros, tela da quadra estragada, nomes registrados nas classes,... A partir disso a turma discutiu sobre as marcas deixadas no ambiente escolar. A professora questionou se também deixamos e marcamos as pessoas e de que formas. No laboratório de informática os alunos fizeram um paralelo entre as mensagens presentes no ambiente( usando fotos tiradas durante a observação) e as mensagens que gostaríamos de ver ( usaram o programa paint). Dando continuidade ao trabalho a professora trabalhou com o material " concreto celular" onde deixaram marcas, representando que tudo o que fazemos modifica o ambiente,seja internamente ou externamente.
A escola está trabalhando com questões ambientais e como interferimos de forma negativa ou positiva no ambiente. Todas as disciplinas irão abordar o tema, dentro de suas especificidades. O planejamento de Arte partiu da discussão dos elementos que fazem parte do ambiente que vivem ( rua, casa, escola,...). Após os alunos foram convidados a observar as mensagens presentes nos ambientes da escola: frases escritas nos muros, tela da quadra estragada, nomes registrados nas classes,... A partir disso a turma discutiu sobre as marcas deixadas no ambiente escolar. A professora questionou se também deixamos e marcamos as pessoas e de que formas. No laboratório de informática os alunos fizeram um paralelo entre as mensagens presentes no ambiente( usando fotos tiradas durante a observação) e as mensagens que gostaríamos de ver ( usaram o programa paint). Dando continuidade ao trabalho a professora trabalhou com o material " concreto celular" onde deixaram marcas, representando que tudo o que fazemos modifica o ambiente,seja internamente ou externamente.
As aulas observadas foram planejadas de forma interdisciplinar e acredito que houve a construção de conhecimentos pois cada disciplina estava trabalhando a mesma temática. Sabemos que a construção de conceitos se dá através de uma rede de informações e nesse planejamento a proposta de arte trabalhou com o conceito de ambiente sem fugir de suas especificidades, trabalhou a sensibilidade, oportunizou a criação 'marcas' em material diferenciado e levou os alunos a refletirem suas ações, buscando maior conscientização.
5. Dando continuidade ao trabalho, a turma saiu pelas ruas do bairro observando a paisagem local, o que tinha de natural e o que tinha sido modificado pela ação humana. Já na sala de aula foi oportunizado discussões orais para os alunos colocarem as diferentes leituras que fizeram. Após, no Laboratório de Informática a turma representou a conclusão de suas leituras e também, utilizando papel colorido, organizaram painel coletivo representando as paisagens observadas no entorno da escola.
Partindo dessa atividade foi possível trabalhar questões relacionadas a área de ciências e geografia pois, segundo Paulo Freire “Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.”"A educação é o processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana, com todos os
seus poderes funcionando com harmonia e completa, em relação à natureza e à sociedade. Além do mais, era o mesmo processo pelo qual a humanidade, como um todo, se elevando do plano animal e continuaria a se desenvolver até sua condição atual. Implica tanto a evolução individual quanto a universal".Friedrich Froebel
6. PLANO DE AULA: PECADOS
Objetivo Geral: Apreciar, contextualizar e produzir através da arte uma forma de expressar o conceito de pecado segundo a interpretação individual de cada aluno trabalhando com pré conceitos presentes na sociedade.
Objetivos Específicos:
* Discutir o que é pecado e buscar, nas aulas de português, o conceito da palavra;
* Conhecer, através de uma pesquisa na escola e comunidade, o que as pessoas entendem por ' Pecados' ;
* Registrar de forma escrita e com recortes de revistas o resultado da pesquisa feita sobre o tema;
* Resgatar, através da história, o que era pecado no passado;
* Apreciar a exposição do artista caxiense Pytch sobre os 07 pecados;
* Trabalhar a leitura estética das obras apresentadas;
* Representar, de forma artística, os pecados da atualidade.
Duração: 6 aulas de 50 minutos
Desenvolvimento:
Nas aulas de português será oportunizado uma discussão sobre o assunto: PECADO, vendo o entendimento de cada aluno. Após será pesquisado no dicionário o significado da palavra e será feito o registro escrito e ilustrado ( utilizando revistas);
- Buscar na comunidade, através de pesquisa, o que entendem e sabem sobre o tema. Discussão na sala de aula e registro das mesmas.
- Trabalhar com imagens que mostram como o conceito de " Pecado" mudou com o passar do tempo, podendo ser organizado uma linha do tempo ilustrada.Apreciar a exposição do artista caxiense Pytch;
- Primeiramente ouvir os alunos sobre o que sentiram, como perceberam e o que entenderam da exposição. Após questionar sobre os elementos usados em cada obra, as cores, materiais, o que cada componente expressou. questionar sobre a obra, o que mais chamou a atenção e relacionar com questões atuais, como a gula, questionando como foi representada: qual o significado da língua colocada em tamanho grande, os dentes,...
- Apresentar a obra “Sem título” – Muntean/Rosenblum (2004) para que relacionem a um dos pecados e justifiquem o porque, que elementos que fazem com que relacionem a obra a um dos pecados já discutidos.
- Procurar em revistas imagens de figuras humanas depois criar um outro contexto para a mesma, representando um dos pecados.
- A turma será organizada em grupos e terão que escolher um pecado ( gula, luxúria, preguiça,...) para fazer um quadro " vivo", utilizando diferentes materiais e/ou recursos.
7. TRABALHO REALIZADO COM POESIA VISUAL
Elaborei uma WebQuest para os alunos iniciarem o trabalho com Poesia Visual no Laboratório de Informática Educativa. Com esse trabalho foi possível brincar com o espaço da folha de papel e com a disposição das palavras. Assim, expressando e usando, além das palavras, o arranjo visual. Acesse os links e saiba um pouco mais sobre Poesia Visual .
1º Endereço http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_visual/alvaro_de_sa.htmlmesmas
Conheça também o endereço http://www.imagechef.com/ic/pt/word_mosaic/ e veja como é bom e divertido trabalhar com Poesia Visual.
1º Endereço http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_visual/alvaro_de_sa.htmlmesmas
2º Endereço: http://www.slideshare.net/tita/a-poesia-visual
Que tal brincarmos um pouco?
Vamos construir imagens utilizando somente letras? Vá para o seguinteendereço:http://robotype.net/ , conheça projetos, brinque, se divirta e crie uma imagem utilizando somente letras.
Veja o que uma turma de 5º ano criou:
Nenhum comentário:
Postar um comentário